Virtual Truckers
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Volvo desenvolve novo sistema de direção



Sempre tendo como prioridade o conforto e a segurança dos motoristas, a Volvo Caminhões acaba de finalizar mais uma inovação técnica de impacto mundial: a Direção Dinâmica da Volvo (Volvo Dynamic Steering)
O sistema combina a convencional direção hidráulica a um motor regulado eletronicamente que fica acoplado ao eixo de direção. O resultado é uma maneira mais precisa de se dirigir, dando aos motoristas um ambiente de trabalho mais seguro, confortável e agradavél.
“Essa tecnologia patenteada traz benefícios para os motoristas de caminhões em todas as condições de operação. Nas estradas, a Direção Dinâmica oferece uma estabilidade de direção insuperavél. Em baixas velocidades, um caminhão pesado é tão facilmente guiado que pode ser conduzido com apenas um dedo”, diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.
O motor elétrico ligado ao eixo de direção é a grande inovação tecnológica da Direção Dinâmica da Volvo. O mecanismo, que funciona em parceria com a direção hidráulica do caminhão, tem um máximo de 25Nm de torque e é regulado milhares de vezes por segundo pelo controle elétrico.
“A função do motor elétrico é manter a sensação de direção perfeita em cada momento de operação. Por exemplo, os sensores do sistema percebem que o motorista quer dirigir em linha reta então, automaticamente, o mecanismo garante que nenhum interferência da superficie da estrada seja sentida na direção”, explica Gustav Neander, gerente de projeto da Direção Dinâmica da Volvo.
“Em baixas velocidades, o motor elétrico faz com que o caminhão fique excepcionalmente fácil de dirigir. Até um caminhão de construção com carregamento pesado, operando fora da estrada em um terreno acidentado, pode ser conduzido sem esforço. Os motoristas de caminhão que testaram o sistema durante o processo de desenvolvimento ficaram muito impressionados”.
Superior em todas as condições de operação
Os benefícios do sistema podem ser enumerados em quatro tópicos:
- Em baixas velocidades, o motor elétrico assume o trabalho físico do motorista. Assim, o motorista pode relaxar e dirigir sem ter que tensionar seus ombros e braços. Outro benefício da Direção Dinâmica da Volvo é que ela mantém o caminhão centralizado também em ré.
- Irregularidades na superficie da estrada, como rachaduras e buracos, são amortecidos pelo sistema. Isso reflete em uma sensação de estabilidade, já que o motorista não precisa compensar com contantes ajustes no volante.
- Nas estradas, esse sistema leva ao aumento na estabilidade da direção, o que dá ao motorista uma possibilidade de conduzir de maneira mais relaxada enquanto mantém o controle em todas as velocidade. O sistema de direção dinâmica virtualmente elimina todas aqueles pequenos movimentos do volante que são inevitáveis nas estradas atuais.
- Uma superficie de curva acentuada ou a ocorrência de vento lateral são rapidamente detectados pelo sistema que, automaticamente, compensa o veículo fazendo com que o motorista possa manter a direção constante sem ter que puxar o volante para neutralizar os movimentos laterias. Uma melhora significativa em segurança nas estradas e conforto do piloto.
Dirigir é elevado a uma nova dimensão
A Direção Dinâmica da Volvo foi desenvolvida para diminuir significativamente as dores de trabalho mais sofridas pelos motoristas de caminhões pesados.
“Quase quatro entre dez caminhoneiros reclamam toda semana de dores nas costas, pescoço, ombros e braços. Nosso sistema de direção oferece uma experiência de condução mais relaxante, o que deve balancear esses tipos de problemas”, relata Gustav Neander.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir. Para legendas em português, clique no ícone cc, localizado na barra inferior do vídeo e escolha o idioma:
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário